Aula 9 2015-1 Técnicas Criativas: Hiperbolização, Reserva Espetacular, Transfiguração Qualitativa, Referência Inesperada
A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este afastamento da realidade num universo extraordinário, cria uma certa cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica é não ousar ir longe demais.
Questões:
• Qual seria a representação natural e normal dessa satisfação?
• Não se pode acrescentar à essa representação natural de satisfação umexagero publicitário grosseiro?
Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo esnobismo.
Questões:
• A base da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui status à marca junto ao público?
• A natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes, marcantes?
• Dispomos de um orçamento suficientemente elevado para que esta simples representação pelo silêncio tenha impacto?
A Transfiguração Qualitativa
A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas. Um misto da técnica de Reserva Espetacular, mas com o diferencial qualidade explícita.
Questões:
• Existe, na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto anunciado?
• Quais os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
O risco da Transfiguração Qualitativa é o exagero nos atributos de qualidade do produto. Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.
Referência Inesperada
A técnica de Referência Inesperada consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecidodo consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto ou da marca a promover. Esta mudança produz o choque do reconhecimento, a surpresa causada pelo desvio dememorização do conjunto. A troca de papéis - mãe e filha / pai e filho, enfim o encontro de situações adversas que se passa no plano cognitivo ou cultural.
Questões:
• Existe um elemento conhecido do público que seja paralelo à mensagem que se quer transmitir?
• A modificação a ser introduzida é suficientemente leve, de forma a presente identificação do elemento de referência original?
• Não se trata de uma mera aproximação verbal ou visual?
• Elemento de referência fixado é efetivamente reconhecido pelo público consumidor?
O risco da Referência Inesperada é a incompreensão causada pela falta de referência entre a mensagem (código) é o consumidor (decodificador).
O exercício prático a seguir é fácil:
- Ache um anúncio que utilize cada uma das 4 técnicas dadas na aula de hoje e poste (os 4 juntos)
- Depois, crie 1 anuncio completo para C&A em 4 versões: utilizando a técnica de Hiperbolização, Transfiguração Qualitativa, Reserva Espetacular e Referência inesperada. Sei que será um desafio, que será superado por todos com muita competência, ok.